RSS

Assim me despeço

09 set
Nobuyuki Shimamura

Nobuyuki Shimamura

Assim me despeço
De toda a humanidade,
Através de versos,
Os maiores
E, entre todos,
Os mais singelos que eu fiz.
São os mais verdadeiros,
Os que mais de mim disseram
E para a eternidade
Serão como marcas,
Que jamais se apagarão.
Neles todos os meus sonhos
E cada uma minha frustração.
Têm eles a cor do limbo,
Que foi a vida que levei,
Têm a minha profunda sabedoria
E transbordam a ignorância
De tudo aquilo que imensamente
Não sei.
São versos simples,
Quase um desabafo.
Falam do fado
E de toda a sorte que jamais tive,
Mas declaram as flores
Dos muitos caminhos que percorri.
Dizem de tudo
Aquilo que foi por mim sentido,
Daquilo que me embriagou em vida.
Fui silêncio e placidez,
Porém o grito incontido clamou de mim.
Agora, o que sou?
Não as pegadas que deixei,
Nada que vivi.
Eu não sei.
Só sei que escrevo
Para deixar o testemunho de minha imensa inconsciência.
Há quem veja nisso arte.
Vejo nisso o brilho fosco
De toda minha enorme cegueira.
Meus olhos nem pranto têm,
Pois virei deserto
E tudo se consumiu em estéril areia.
Essa mesma que se esvai
Na ampulheta de um tempo
Que jamais me pertenceu.
Em mim não há mágoas,
Pois todas elas já cicatrizaram.
O que mancha por completo meu corpo
É a vilania da vida que prossegue,
Essa que me tortura,
Que me corrompe em crenças
Daquilo que jamais acreditei.
Não porque fui distante de toda a fé,
Mas porque meus passos
Foram incertos e todo o meu pé
Apenas caminhou para abismos.
Não sei se sou inteligível,
Se tudo o que digo demonstra
O que está em mim
E o que sou.
A vida me roubou a vida.
E agora?
Sigo a hora,
Os ponteiros de um relógio invisível,
A curva de um pêndulo
Que me é guilhotina a ameaçar o pescoço.
Sigo… Não sei.
Mas não caminho.
O céu é ainda o céu,
Lá todas as estrelas
Que eu sempre vi.
Em mim a escuridão,
A profunda lembrança
De todos os meus desejos,
As cicatrizes do que não vivi.

S. Quimas

 
Deixe um comentário

Publicado por em setembro 9, 2016 em Poesia

 

Deixe um comentário

 
